Há 15 anos no mercado de tecnologia em saúde, a companhia registrou mais um balanço expressivo de produtividade ao longo do mês de maio de 2021.
A Duosystem, empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde completa no mês de junho, 15 anos de uma trajetória de sucesso no setor. Especialmente no cenário de enfrentamento à pandemia de Covid-19, expandimos nossa atuação no mercado.
A companhia atua na linha de frente, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado. A empresa possui uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento de um aplicativo destinado à triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19. O aplicativo e-saúdeSP disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Desde sua implantação, em junho de 2020 até o final do mês de maio de 2021, a ferramenta já registrou mais de 1,3 milhão de acessos e 267,7 mil usuários cadastrados.
Além do projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que auxilia ao enfrentamento à pandemia ao Covid-19, a Duosystem prosseguiu com o fornecimento de sua plataforma pioneira de regulação para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A solução de regulação da Duosystem, “Regula+”, é destinada, por exemplo, para a utilização do portal da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (CROSS), contribuindo para a gestão dos leitos hospitalares na rede pública de saúde. A tecnologia da Duosystem permite o acompanhamento das regulações e da rede assistencial em tempo real, fatores imprescindíveis para a definição de condutas e melhor tomada de decisão na distribuição de recursos disponíveis relacionados aos casos de coronavírus.
O apoio da TI permitiu a intermediação e o agendamento de 1,5 milhão de consultas, exames e procedimentos, além de 99,2 mil regulações de urgência e mais de 97,9 mil internações ao longo do mês de maio de 2021 no estado de São Paulo. Experiências exitosas também podem ser registradas em outros locais em que a Duosystem disponibiliza seus sistemas voltados à otimização do processo de regulação. “No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, contabilizamos mais de 7,2 mil regulações de consultas, exames e procedimentos, 9,8 mil de urgência e 191 internações no mês de maio. No estado de Goiás, foram consolidadas mais de 11,3 mil regulações de urgência no mesmo período”, pontua o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.
Adicionalmente, a Duosystem está colaborando com outras iniciativas de modernização dos processos ligados à Saúde. No Estado de São Paulo, a empresa é responsável pela criação de um aplicativo inédito que otimiza a rotina de atendimento nas farmácias de medicamentos especializados (alto custo), unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. Com o app Remédio Agora, o usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza, marcando a data e horário viáveis para retirá-los. O advento tecnológico contribui efetivamente para o acompanhamento e melhor gestão das filas, evitando aglomerações, especialmente nesta fase de pandemia. Desde sua implantação, no segundo semestre de 2019 até o mês de maio de 2021, a solução já acumula mais de 147,2 mil cadastros e mais de 1 milhão de agendamentos.
Vale ressaltar ainda que a Duosystem desenvolveu a plataforma que o Governo do Estado de São Paulo utilizou para o cadastramento de voluntários interessados em participar dos testes clínicos de fase 3, em humanos, da vacina Coronavac, contra o novo coronavírus. Em menos de uma semana, o sistema registrou mais de um milhão de acessos.
É preciso ressaltar, o protagonismo da Duosystem no mercado de tecnologia em saúde. Mais do que isso, é preciso reconhecer que uma bela história se constrói, com a colaboração de uma equipe comprometida e empenhada em fazer a diferença na vida das pessoas.
“É muito mais do que a passagem do tempo. São 15 anos de uma importante trajetória, que contribui efetivamente para o fortalecimento da tecnologia em saúde”, conclui Campi.