No último balanço de produtividade da companhia, destacamos iniciativas que aceleram a transformação da saúde na era digital.
As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes na área da saúde. E na era digital, tornaram-se ainda mais necessárias. Soluções de telemedicina e ligadas à inteligência artificial e a interoperabilidade de dados já auxiliam gestores e unidades de saúde no cuidado e atenção à população.
Ainda assim, ainda há muito o que avançar. É neste sentido que a Duosystem, empresa de tecnologia, especializada em inteligência e inovação em saúde, trabalha continuamente para o desenvolvimento de ferramentas importantes para o setor.
No último balanço de produtividade da companhia, por exemplo, destacamos algumas iniciativas que aceleram a transformação e o fortalecimento da saúde na era digital. Vale ressaltar a parceria da Duosystem com a Prefeitura de São Paulo no desenvolvimento de uma plataforma de telemedicina, que auxilia no atendimento aos sintomas de Covid-19, além de trazer atualizações sobre a campanha e a carteira de vacinação do paciente.
O aplicativo e-saúdeSP disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Em mais de um ano de funcionamento, a solução já registrou mais de 4,8 milhões de acessos, 1 milhão de downloads e 1,1 milhão de usuários cadastrados.
O apoio da tecnologia aumentou o alcance e a efetividade das ações da gestão municipal no enfrentamento à Covid-19, com recursos com a teleinterconsulta, que permite a avaliação médica de um paciente por videochamada, e a teletriagem @Covid, acionada pelo aplicativo para avaliação de sintomas por equipes de saúde em uma central de atendimento e, se necessário, o encaminhamento para a testagem de Covid-19.
Além do projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que auxilia ao enfrentamento à pandemia ao Covid-19, a Duosystem prosseguiu com o fornecimento de sua plataforma pioneira de regulação para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A solução de regulação da empresa, “Regula+”, é destinada, por exemplo, para a utilização do portal da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (CROSS), contribuindo para a gestão dos leitos hospitalares na rede pública de saúde.
A tecnologia da Duosystem permite o acompanhamento das regulações e da rede assistencial em tempo real, fatores imprescindíveis para a definição de condutas e melhor tomada de decisão na distribuição de recursos disponíveis relacionados aos casos de coronavírus.
O apoio da TI permitiu a intermediação e o agendamento de 1,6 milhão de consultas, exames e procedimentos, além de 90,5 mil regulações de urgência e mais de 94,2 mil internações ao longo do mês de outubro de 2021 no estado de São Paulo. Experiências exitosas também podem ser registradas em outros locais em que a Duosystem disponibiliza seus sistemas voltados à otimização do processo de regulação. “No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, contabilizamos mais de 9,7 mil regulações de consultas, exames e procedimentos, 7,8 mil de urgência e 287 internações no mês de outubro. No estado de Goiás, foram consolidadas mais de 11,2 mil regulações de urgência no mesmo período”, pontua o presidente da empresa, João Paulo Baptista Campi.
Adicionalmente, a Duosystem está colaborando com outras iniciativas de modernização dos processos ligados à Saúde. No Estado de São Paulo, a empresa é responsável pela criação de um aplicativo inédito que otimiza a rotina de atendimento nas farmácias de medicamentos especializados (alto custo), unidades estaduais que entregam remédios especializados à população. Com o app Remédio Agora, o usuário pode programar a ida à farmácia e, com poucos “cliques”, selecionar os remédios que utiliza, marcando a data e horário viáveis para retirá-los. O advento tecnológico contribui efetivamente para o acompanhamento e melhor gestão das filas, evitando aglomerações, especialmente nesta fase de pandemia. Desde sua implantação, no segundo semestre de 2019 até o mês de outubro de 2021, a solução já acumula mais de 169,6 mil cadastros e mais de 1,5 milhão de agendamentos.
São 15 anos de uma importante trajetória de sucesso, que contribui efetivamente para a aceleração das inovações digitais na área da saúde. “Seguimos na missão de oferecer tecnologias inteligentes e inovadoras para garantir a melhor experiência de acesso e gestão em saúde”, conclui Campi.